Elvis foi mesmo o Rei do Rock?

Compartilhar

Conheça a história e veja a resposta

Elvis Aaron Presley, foi um branco de alma negra nascido em 8 de janeiro de 1935 em Tupello, no estado do Mississippi, EUA, que revolucionou a história da música com seu jeito de cantar e dançar. Foi o primeiro grande popstar da música mundial e ainda insuperável em muitos números. Foi o artista que mais vendeu discos até hoje, tem o maior número de álbuns na seleta lista da Billbooard 200 e ficou conhecido como o “Rei do Rock”. Mas, será que esse título está correto?

A importância de Elvis é indiscutível. Ele foi o primeiro grande fenômeno pop mundial. Mas, para responder a pergunta se, de fato, pode ser chamado de Rei do Rock, precisamos entender primeiro o que é Rock.

Rock é uma espécie de gíria muito usada pelos negros americanos no início do século XX que significava mexer. Várias canções de Blues e Rhythm & Blues das décadas de 1920 até 1940 utilizavam a expressão em suas letras. Rock me, foi uma música lançada em 1938 pela cantora e guitarrista gospel Sister Rosetta Tharpe e, talvez, a primeira que fez menção ao termo. O Rock começou a figurar nas letras quando o Blues tradicional ganhou mais energia e se tornou mais acelerado e dançante. Então, uma música que continha a gíria Rock, era um blues mais dançante e animado.

Sister Rosetta Tharpe influenciou muitos artistas que vieram depois, inclusive Elvis. Mas, ela nunca foi uma cantora de Rock. Ela era uma cantora e guitarrista de R&B. Na verdade, o Rock de verdade ainda não havia nascido. O que Sister Rosetta Tharpe, Elvis e muitos outros artistas na década de 1950 cantavam era Rhythm & Blues.

O termo Rock passou a significar um estilo de música jovem quando o DJ Alan Freed em 1951 disse durante um programa de rádio que essas músicas eram como Rock´n Roll, ou seja, Mexer e Rolar. Para muitos historiadores este teria sido o momento em que o estilo Rock´n Roll nasceu, mas não o ritmo Rock´n Roll. Então, agora podemos explicar melhor porque a majestade de Elvis é questionada por muitos. De fato, existem dois tipos de Rock. Existe o estilo Rock, que se refere a uma música jovem dançante, e existe o ritmo Rock, que é caracterizado pela batida conhecida como “martelada”.

Portanto, quando nos referimos ao estilo Rock´n Roll, sem dúvidas Elvis foi o grande nome. Mas, quando nos referimos ao ritmo Rock´n Roll, Elvis não pode ser considerado Rei. Na verdade, Elvis nunca cantou em toda a sua carreira um verdadeiro Rock´n Roll. O ritmo Rock´n Roll nasce quando Chuck Berry muda o andamento jazzista do Rhythm & Blues para a “martelada” que efetivamente caracteriza o Rock.

Elvis influenciou todos os artistas pop que vieram depois dele, inclusive, aquele que ficou conhecido como “Rei do pop”, Michael Jackson. Enquanto isso, Chuck Berry influenciou todos os artistas do ritmo Rock que vieram depois dele, incluindo os Beatles e os Rolling Stones. Portanto, para fazer justiça ao que efetivamente aconteceu, Elvis deveria ser chamado de “Rei do pop” e, Michael Jackson, o seu sucessor. Quanto ao ritmo Rock, a coroa pode ser dividida entre vários. Chuck Berry, Little Richards e Jerry Lee Lewis foram os pioneiros. Podemos dizer que estes foram os pais do Rock. Mas é difícil dizer quem foi o Rei. Talvez, o titulo não deva ser conferido a um artista apenas, mas para uma banda. Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, AC/DC estão entre as muitas que merecem. Pela influência e importância que tiveram, talvez a coroa devesse ser entregue aos Beatles. Mas, se pensarmos na banda que realmente personifica a essência do Rock, podemos ficar divididos entre AC/DC e Led Zeppelin. Resumindo, o melhor é deixar cada fã coroar o seu artista preferido.