Aprenda o que significam e entenda suas características.
Todo mundo conhece as notas musicais e sabe que elas são Dó, Ré, Mi, Fa, Sol, Lá, Si. Mas você sabe o que elas significam? Antes de explicar, você primeiro precisa entender o que é som.
O som nada mais é do que o resultado de uma ação que gera impacto ou vibração produzindo ondas sonoras. Quando batemos a mão, produzimos um impacto que gera uma onda sonora. Essa onda se propaga pelo ar até chegar nos nossos ouvidos. Então o som precisa de ar para se propagar. Em lugares onde não existe ar, não existe som. Esse é o caso da Lua por exemplo. Não existe som lá porque a Lua não tem atmosfera.
Então, aprendemos que todo som é oriundo de uma pancada, vibração ou atrito que produza ondas sonoras. No caso dos instrumentos de sopro, a onda sonora é produzida pelo atrito do ar com a superfície, partes ou orifícios do instrumento. No caso dos instrumentos de corda, a onda sonora é produzida pela vibração da corda.
Conhecendo as frequências
Essa onda sonora varia de intensidade. Alguns tipos de sons produzem ondas com frequência muito baixa, essas ondas são chamadas de graves. Os sons que geram ondas com frequência mais alta, ou seja, com mais intensidade, produzem sons mais agudos. Resumindo, onda de baixa frequência, produz som grave. Onda de alta frequência produz som agudo. Na imagem abaixo você vai entender visualmente o que é frequência.

Mas, existe uma outra escala que é o volume, ou seja a massa dessa onda. impactos mais fortes vão produzir sons com volume maior, ou seja mais altos.
Então, uma onda sonora pode ser de baixa frequência (som grave) e em alto volume. Da mesma forma uma onda sonora pode ser de alta frequência (som agudo) mas em baixo volume.
Ok, mas o que significam as notas musicais?
As notas musicais representam sons produzidos em frequências específicas. Portanto, cada nota representa um som emitido uma determinada frequência, que é medida em hertz (Hz). Abaixo estão as notas musicais e suas frequências em hertz utilizadas como padrão de afinação de instrumentos como violão.
- Dó (C4) → 261,63 Hz
- Ré (D4) → 293,66 Hz
- Mi (E4) → 329,63 Hz
- Fá (F4) → 349,23 Hz
- Sol (G4) → 392,00 Hz
- Lá (A4) → 440,00 Hz
- Si (B4) → 493,88 Hz
Agora o que significa C4, D4, E4…?
A letra é a nota musical escrita na forma de cifra. A escala em cifras começa pelo Lá=A, Si=B, Dó=C, Ré=D, Mi=E, Fá=F e Sol=G. O número 4 é a escala em oitavas. E o que significa isso?
O ouvido humano consegue perceber sons em uma faixa de frequências que vai, em média, de 20 Hz a 20.000Hz (20kHz). Sons com frequência abaixo de 20Hz são chamados infrasons e são inaudíveis ao ouvido humano. Sons acima de 20kHz são chamados ultrasons e também são inaudíveis.
Então uma mesma nota musical pode ser tocada em frequências mais altas ou mais baixas. Por exemplo, podemos tocar um Dó em uma frequência mais grave ou em uma frequência mais aguda. Portanto, ao longo da faixa de frequências que nosso ouvido é capaz de captar nós vamos ter vários Dós, desde o mais grave até o mais agudo.
Então, agora você vai entender o que é uma oitava. Ao todo, existem sete notas musicais. Se começamos a tocar as notas musicais subindo da mais grave para a mais aguda, vamos começar pela primeira nota Dó, a segunda nota Ré, terceira nota Fá e assim sucessivamente. Após tocar as sete notas chegaremos no Dó novamente, só que em uma frequência mais aguda. Então esta será a oitava nota tocada. Por isso, chama-se uma oitava acima.
Dentro da faixa de frequências que o ouvido humano é capaz de perceber, de 20Hz até 20kHz, existem cerca de 10 oitavas. Os pianos tradicionais possuem 8 oitavas. Então C4 significa o Dó da quarta oitava, chamado de Dó central. Pois está no meio da escala.
