Como a música nasceu

Como a música nasceu

Conheça as origens de uma das principais formas de arte humana.

A música está presente na história da humanidade desde os seus primórdios. É impossível determinar exatamente quando os seres humanos começaram a criar música. Os historiadores acreditam que essa habilidade surgiu ainda na Pré-História, antes mesmo da invenção da escrita.

Portando, pode-se dizer que a música foi uma das primeiras formas de comunicação e expressão junto com a fala. Quando aprendemos a produzir sons tanto com a voz quanto com objetos, já começamos a criar música.

Quais foram as primeiras formas de música?

A primeira forma de música surgiu com batidas ritmadas utilizando objetos que poderiam ser ossos ou pedaços de madeira ainda na pré-história. Essas batidas ritmadas eram acompanhadas de gritos e grunhidos durante rituais que serviam para unir os membros de uma tribo, motivar, expressar sentimentos e emoções.

Com o passar do tempo adquirimos a habilidade de produzir com nossas cordas vocais sons em frequências diferentes, alguns mais agudos, outros mais graves. Então, os gritos e grunhidos deram lugar a cânticos. Dessa forma nossos ancestrais passaram a acrescentar melodia à música, conferindo mais riqueza e emoção.

Quais foram os primeiros instrumentos musicais?

As percussões foram os primeiros instrumentos musicais da humanidade. A percussão é uma classe de instrumentos que servem para fazer as batidas e dar a cadência e ritmo. Depois vieram os instrumentos de sopro. Pesquisas arqueológicas indicam que há mais de 40.000 anos, os humanos já fabricavam flautas feitas de ossos de aves e mamutes, descobertas em cavernas da Europa. Essas flautas, datadas do período Paleolítico Superior, indicam que os primeiros humanos modernos (Homo sapiens) já tinham um senso estético e artístico desenvolvido.

Depois dos instrumentos de percussão e de sopro, aprendemos a fabricar instrumentos de cordas. O primeiro foi o Arco Musical há mais de 10.000 anos antes de Cristo. Derivado do arco de caça, ele consistia em uma vara flexível com uma única corda tensionada, que podia ser dedilhada, percutida ou friccionada para produzir sons.

Esse instrumento é encontrado em diversas culturas indígenas ao redor do mundo, especialmente entre tribos da África, da América do Sul e de aborígenes. O exemplo contemporâneo desse instrumento é o berimbau brasileiro. Esses instrumentos eram frequentemente utilizado em rituais e cerimônias, demonstrando como a música já possuía um papel cultural e espiritual profundo desde os tempos primitivos.

A evolução dos instrumentos de cordas

Conforme os humanos adquiriam habilidades na manipulação de materiais e construção de ferramentas, os instrumentos musicais foram evoluindo. Depois do Arco Musical, passamos a fabricar instrumentos com várias cordas tensionadas de forma diferente uma das outras que produziam sons em várias tonalidades. O primeiro instrumento desse tipo foi a Lira, cujos primeiros registros de fabricação datam de 2.500 anos antes de Cristo na Suméria. No mesmo período também foram encontrados registros da fabricação de Harpas no Egito.

Na Mesopotâmia foram encontrados registros do primeiro instrumento de cordas com caixa de ressonância, o Tanbur, datado de 1.500 anos antes de Cristo. Esse instrumento foi o precursor do Alaúde e posteriormente do violão.

Na Índia, cerda de 1.000 anos antes de Cristo, foram encontrados registros da Vina Indiana, instrumento que deu origem posteriormente a Sitar.

O surgimento das harmonias

Os instrumentos de cordas permitiam a produção de sons em tonalidades diferentes de forma simultânea, bastando para isso tocar várias cordas ao mesmo tempo. Dessa forma passamos a produzir harmonias e criar músicas mais complexas junto com o ritmo e a melodia. Dessa forma nasceu a música como a conhecemos hoje.

Com o passar do tempo, nossas habilidades técnicas e conhecimento permitiu que criássemos e produzíssemos instrumentos musicais cada vez melhores. Ao mesmo tempo as composições foram evoluindo, se tornando cada vez complexas e ricas em detalhes. Surgiram estilos diferentes em cada região que passaram a fazer parte da cultura dos povos. Cada uma com suas características e com seus instrumentos específicos.

Continue seu aprendizado vendo os outros conteúdos da série.