O que é Rock´n Roll

O que é Rock´n Roll

Saiba qual a definição exata do estilo musical que mudou o mundo.

O Rock’n’Roll é um estilo musical nascido na década de 1950, nos Estados Unidos, que embalou uma verdadeira revolução cultural e mudou a história da música para sempre. Ele surgiu da mistura de vários ritmos criando um som eletrizante e cheio de energia e que rapidamente conquistou o mundo. Desde então, o rock tem sido a trilha sonora de gerações inteiras.

Entretanto, o Rock´n Roll é muito mais do que um simples estilo musical. Ele se tornou um tipo de comportamento e um conjunto de atitudes adotadas pela juventude a partir daquela época. Depois do final da Segunda Guerra Mundial em 1945, os jovens ganharam um papel muito mais importante na sociedade, afinal foram eles que lutaram nos campos de batalha libertando o mundo do Nazismo.

Mas, eles queriam uma libertação ainda maior. Queriam se libertar de uma sociedade conservadora onde as pessoas tinhas que seguir determinados padrões de condutas e comportamentos. As regras de etiqueta eram valorizadas, e o comportamento público tendia a ser mais formal. A família era vista como a base da sociedade, com um modelo rígido onde o homem era o provedor e a mulher cuidava do lar e dos filhos. No entanto, com muitos homens lutando na guerra, as mulheres assumiram trabalhos em fábricas e escritórios, o que começou a mudar seu papel na sociedade.

O rádio era a principal fonte de informação e entretenimento e, além das notícias e novelas, passaram a tocar músicas em suas programações para alegrar e motivar as pessoas. O Disc Jockey (DJ) Alan Freed foi o primeiro a usar o termo Rock´n Roll para designar um estilo de música. Nos anos 1950, ele popularizou o termo ao apresentar músicas de rhythm and blues para um público jovem e branco nos Estados Unidos. Freed percebeu que os adolescentes adoravam esse som energético e começou a chamá-lo de “Rock and Roll”, ajudando a difundir o gênero e quebrar barreiras raciais na música. Seu programa de rádio e seus eventos ao vivo foram fundamentais para transformar o Rock’n’Roll em um fenômeno cultural.

Qual o significado de Rock´n Roll?

O termo “Rock’n’Roll” tem uma origem curiosa e cheia de história. Antes de se tornar o nome de um gênero musical, “rock” e “roll” eram expressões usadas pelos negros americanos e muito comuns nas letras das músicas de blues e rhythm and blues. Rock era uma gíria que significava mexer. Rock me Baby, significava algo como “Faça eu me mexer”. Roll significa rolar. Então, Rock´n Roll significa literalmente mexer e rolar com conotação ligada à dança e, em alguns casos, ao romance e à liberdade.

Portanto, Rock´n Roll não era apenas música, mas um estilo de música que passou a ser associado a um comportamento. Os jovens que curtiam Rock’n’Roll adotavam um estilo de vida rebelde e desafiador em relação às normas tradicionais. Eles se vestiam de forma diferente dos padrões recomendados pela sociedade conservadora. Na década de 1950, usavam jaquetas de couro, jeans apertados e cabelos penteados para trás. Nos anos 60 o visual ficou mais psicodélico e descontraído.

Então, a música era mais do que um som; era uma atitude. Eles dançavam de maneira mais solta, frequentavam lanchonetes, encontros de moto e festas agitadas. O Rock´n Roll então passou a ser o “porta voz” dessas atitudes de protesto e liberdade, especialmente na década de 60, quando os jovens se engajaram em movimentos pelos direitos civis, contra a guerra do Vietnã e a favor de mudanças culturais. Esse movimento ficou conhecido como contracultura, onde a busca era pelo espírito livre, pela experimentação e por novas formas de expressão.

O ritmo Rock´n Roll

Portanto, o Rock´n Roll não começou como um ritmo específico. Ele representava muito mais um estilo e uma atitude. Mas, com a adoção de uma nova batida reta, constante e vigorosa, surgiu efetivamente um ritmo chamado Rock.

O blues geralmente tem um tempo mais cadenciado e swingado, variando entre 60 e 120 BPM (batidas por minuto). O ritmo costuma seguir um padrão de 12 compassos (o famoso blues de 12 compassos) e muitas músicas têm um groove mais relaxado e envolvente, com ênfase nos tempos 2 e 4 da batida.

O ritmo rock é mais acelerado e enérgico, com tempos entre 100 e 160 BPM. Sua principal característica é a batida reta e vigorosa como se fosse uma “martelada” com forte presença da guitarra distorcida e seus riffs marcantes.

Portanto, quando dizemos Rock´n Roll, podemos estar nos referindo tanto a uma atitude, a um estilo de música ou ao um ritmo. Resumindo, nem todo Rock´n Roll é rock mesmo quando nos referimos a um ritmo.