O que é música

O que é música

Conheça sua definição e propósitos.

Muita gente não sabe o que é música, tem uma visão limitada e pensa que música são apenas as composições que ouvimos nas plataformas de streaming, nos rádios, nos smartphones, na televisão, nos shows. Mas, isso é apenas o que podemos chamar da música enquanto produto, criado por nós humanos com algum objetivo comercial ou social.

Mas música é muito mais do que isso. Música é uma forma de comunicação e expressão que utiliza sons organizados de forma estruturada para produzir algum sentido ou emoção. Então, muita coisa pode ser música.

E o que significa forma de comunicação e expressão?

Isso significa que a música serve principalmente para esses dois propósitos. Ela pode ser uma forma da gente se comunicar com outras pessoas, transmitindo alguma mensagem através de uma música, mas também pode ser apenas uma forma da gente expressar um sentimento.

Já parou para pensar por que cantamos quando estamos felizes?

Pois é, fazemos isso para extravasar nosso estado de espírito. Cantar gera uma sensação de bem estar e euforia em nós mesmos e, ao mesmo tempo, serve para mostrar isso aos outros.

Se música fosse apenas uma forma de comunicação, ninguém cantaria sozinho no chuveiro. Quando fazemos isso, não estamos nos comunicando com ninguém, apenas com nós mesmos, produzindo bem estar e extravasando nossa felicidade.

E quem inventou a música?

A música não foi inventada pelos humanos. Ela existe na natureza em sua forma bruta. O canto dos pássaros pode ser considerado um tipo de música. Os pássaros se comunicam através de seus cantos. As baleias também se comunicam da mesma forma.

A natureza nos oferece uma variedade de sons que podem virar música. O som produzido pelo vento quando passa pelos troncos ocos das arvores na floresta é um dos exemplos. O que nós humanos fizemos com nossa capacidade criativa e inteligência foi criar instrumentos para produzir esses sons e agrupá-los de forma estruturada criando uma composição sonora que chamamos música.

O que pode ser considerado música?

Música pode ser muita coisa. Ao bater os dedos em uma caixinha de fósforo e assobiar você está fazendo música. Podemos estar dirigindo e bater com as mãos no volante do carro enquanto cantamos. Podemos estar em casa estudando e bater com uma caneta na mesa de forma ritmada.

O célebre instrumentista brasileiro Hermeto Paschoal, conhecido e respeitado mundialmente, ficou famoso utilizando objetos como panelas e outros utensílios de casa para fazer música. Veja quanta coisa podemos utilizar para emitir sons que podem virar música. E, lógico, podemos produzir sons com nossas cordas vocais, o que chamamos de canto.

Qual a importância da música?

A música comunica, gera emoção e nós precisamos disso na vida. Precisamos nos comunicar e também precisamos expressar sentimentos. Agora imagine juntar essas duas coisas. Imagine comunicar e produzir emoções simultaneamente.

Pois a música faz isso de forma extraordinária e é esse casamento entre mensagem e emoção que transforma música em arte. Não existe forma mais eficaz de comunicar e se fazer lembrar quanto a música. Ela fica na nossa mente como um chiclete, gera memórias afetivas, felizes ou tristes também.

Por isso, a propaganda utiliza tanto a música para vender algo ou construir uma marca. Países criam hinos para transmitir os valores de seu povo, emocionar e criar vínculos. Esses hinos são cantados a plenos pulmões pelas torcidas e jogadores em um estádio de futebol para motivar, unir e mostrar força para o adversário.

Então, veja que a música está em toda parte e faz parte da nossa existência enquanto sociedade. Confira os próximos conteúdos da série e continue descobrindo muitas coisas que você nem imaginava sobre música.